Contabilidade Gerencial e BI: Entenda os Benefícios

BI

Por Guy Holland, CEO da integrarTI

A Contabilidade Gerencial e os benefícios aliados ao Business Intelligence (BI).

Estabelecer a cultura de utilização do BI aliado à contabilidade gerencial pode trazer  ganhos operacionais às companhias.

No mundo todo, dados são gerados por pessoas a todo momento, o que faz com que decisões sejam tomadas constantemente. Por um lado, em uma organização, as decisões são tomadas de acordo com as informações que os clientes compartilham, ou seja, produtos são criados com base na segmentação dos clientes, nas necessidades a serem satisfeitas, entre outros, por exemplo. Por outro lado, quando um consumidor se depara com uma oportunidade de compra, deve pensar no que o motiva a finalizar a negociação ou não. Para tudo isso, é essencial considerar a tecnologia para a compilação dos dados.

Sendo assim, a Business Intelligence (BI), ou inteligência de negócios, é uma metodologia que recolhe informações de diversos departamentos de uma organização para auxiliar na tomada de decisões estratégicas. Quando a gestão de um negócio consegue obter informações inteligentes geradas dentro da empresa, ela se torna eficaz ao usar os dados a favor da produção de métricas e estratégias com orientação para resultados. Os dados recolhidos, que só podem ser compilados através de softwares de controle e armazenamento eficiente, permitem que a gestão da organização seja otimizada e potencializada. Com isso, a BI acabou se tornando uma grande aliada tecnológica para as empresas, podendo ser associada a inúmeros contextos.

Um desses contextos é a área de contabilidade gerencial. Empresas têm muito a ganhar quando associam a inteligência de negócios à essa área, já que é um setor que é conhecido por gerar inúmeras informações sobre o negócio, seja com relação às finanças, aos custos, despesas, receitas e análise de demonstrações contábeis. A contabilidade gerencial de uma empresa tem a finalidade de fornecer dados para o processo de tomada de decisões, assim como realizar previsões e projetar tendências para o futuro das atividades em um negócio, podendo obter resultados melhores se combinada com a BI.

Considerando os benefícios que essa aliança pode trazer, há que se considerar: a integração e o compartilhamento de dados, fornecendo uma visão ampla de valores úteis para todos os funcionários e colaboradores; a análise de dados focada em estratégias, atendendo clientes de forma eficiente e confiável; uma gestão minuciosa e precisa de indicadores, com relatórios sobre o passado, a situação atual e as expectativas para o futuro; e uma eficiência maior para a tomada de decisões, já que a análise feita pela BI foca nas decisões estratégicas do negócio, minimizando riscos e aumentando as recompensas.

Para, então, implementar o Business Intelligence e associá-lo à contabilidade gerencial, é importante considerar a instalação de um sistema de gestão, de forma a garantir a inteligência e a segurança dos dados. Como ERP´s já foram pensados para automatizar e agilizar o processo de obtenção de informações, assim como o controle das atividades, a contabilidade gerencial pode gerar dados mais rapidamente para a análise com a BI.

 

Por Guy Holland, CEO da integrarTI – especialista em implantação, atualizações, suporte, desenvolvimento e em TOTVS® Protheus e Head da integrarTI, Unidade da Ramo Sistemas para revenda de soluções SAP Business One. A integrarTI conta com profissionais com mais de 20 anos de experiência no ERP Protheus da TOTVS®, e pode apoiar sua empresa na implementação de processos de Contabilidade Gerencial e Business Intelligence.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *