ECF e ECD

Por: Guy Holland – CEO da integrarTI

Instituída para fins fiscais e previdenciários, a ECD (Escrituração Contábil Digital) – parte integrante do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) deverá ser entregue até o último dia do mês de maio deste ano. Já ECF (Escrituração Contábil Fiscal) obrigação acessória que interliga os dados contábeis e fiscais da apuração do IRPJ e da CSLL, tem sua entrega prevista para julho de 2018.

Dentre as principais mudanças que as obrigações sofreram e que impactam diretamente na atualização de soluções de gestão empresarial (ERPs), está a aprovação pela Cofis de novos Manuais de Orientação de leiautes, tanto da ECD, quando da ECF.

O Manual de Orientação do Leiaute 6 da ECD – que agora conta com a criação do campo “Notas Explicativas” nos registros: J100 – Balanço Patrimonial; J150 – Demonstração do Resultado do Exercício; J210 – DMPL/DLPA; e o Manual de Orientação do Leiaute 4 da ECF – onde foi incluso o campo indicador da DEREX, IND_DEREX, no registro 0020; além da inclusão do Bloco V, declaração sobre utilização dos recursos em moeda estrangeira decorrentes do recebimento de exportações (Derex); e a atualização das tabelas dinâmicas dos registros M300 – Parte A do e-Lalur – e M350 – Parte A do e-Lacs, de acordo com a Instrução Normativa 1.700 RFB/2017.

A ECD surgiu para substituir a escrituração que antes era realizada em papel e compreende a transmissão dos livros: Diário, Razão e Balancetes Diários, Balanços e Fichas de Lançamento. Para as pessoas jurídicas tributadas pelo Lucro Real, a ECF torna-se obrigatória à escrituração digital do Livro de Apuração do Lucro Real (Lalur).

Substituindo a DIPJ, a ECF fornece ao Fisco uma quantidade maior de informações. Composta por 14 blocos, é mais complexa e trabalhosa, fazendo com que as empresas reforcem a geração de informações corretas no momento do lançamento.

Para garantir a entrega da ECD sem complicações, os fechamentos contábeis precisam estar finalizados o quanto antes. E, para gerar a ECF, é necessário seguir todas as etapas para a entrega descritas no Manual de Orientação da Declaração. Softwares de gestão desenvolvidos especificamente para apoiar as entregas, são constantemente atualizados quanto as novidades e podem facilitar o processo, sem riscos de falhas e não conformidades.

As empresas que optam por ferramentas fiscais devem estar atentas quanto a atualização dos leiautes, a aderência da solução quanto aos processos e entregas da empresa e a capacitação da equipe para dessa forma, usufruir da agilidade, segurança e simplicidade que o software oferece. Sua empresa está pronta para as entregas, sem dificuldades?

Por Guy Holland, CEO da integrarTI – consultoria independente, especialista em implantação, atualizações, suporte, desenvolvimento e treinamento nos principais ERPs de mercado. Canal de vendas homologado para SAP Business One pela Ramo Sistemas. Em seu corpo diretivo, conta com profissionais com mais de 10 anos de experiência com o sistema de gestão Protheus da TOTVS®.

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TOTVS Microsiga Protheus e Fluig são marcas regristradas da TOTVS S/A. A integrarTI é uma consultoria independente, sem qualquer relação com a desenvolvedora. Top